Mais umas Festas da nossa Vila de Corroios, uma iniciativa de grande importância para a nossa terra, uma mais-valia para a Freguesia de Corroios, para o Concelho do Seixal e para toda a Região de Setúbal, sendo já uma referência da região.
Com os equipamentos do Parque Urbano da Quinta da Marialva, as nossas festas têm cada vez mais potencialidade. Com a participação do nosso tecido empresarial nas Festas de Corroios, a construção do Pavilhão Multiusos veio proporcionar um espaço com mais qualidade, uma mais-valia para a promoção das suas atividades comerciais, melhores condições para os nossos empresários e para os visitantes.
Como previmos, este espaço tem cada vez mais solicitação, do tecido empresarial, do movimento associativo, e de outras entidades para as mais variadas atividades: económicas, culturais e desportivas. Iniciativas que se realizam durante todo ano, mostrando que valeu a pena o investimento da Junta no que respeita a este equipamento.
Importa salientar a ajuda de todos, os que ao longo dos últimos anos têm contribuído no apoio financeiro ao espetáculo solidário, que nos permitiu criar as condições de excelência e de polivalência do Parque Urbano da Quinta da Marialva.
As dificuldades resultantes dos significativos cortes colocados às autarquias, obrigaram-nos a um esforço suplementar no encontro de novas soluções, de forma a continuar a dar o apoio tão necessário às nossas instituições. Iniciámos um conjunto variado de investimentos, como forma de responder às necessidades existentes, sendo auto-suficientes podemos dar resposta nas várias áreas desportivas, sociais e culturais.
Com as obras de requalificação realizadas, nomeadamente na Sede da Junta, é possível dar uma melhor reposta a quem ali se desloca, assim como melhores condições aos trabalhadores e eleitos.
Com o Auditório José Queluz, passamos a poder dar resposta a atividades culturais, havendo um local próprio para a realização das Assembleias de Freguesia ou ainda para as reuniões da Comissão Desportiva de Freguesia. Foram ali realizadas exposições de pintura da Universidade Sénior do Seixal, entre outras, permitindo ter a funcionar em permanência o polo da mesma em Corroios.
Com mais investimento, como a aquisição de mais standes pela Junta, foi possível concretizar os nossos projetos e as iniciativas do nosso movimento associativo, da nossa comunidade escolar e outras iniciativas individuais da população da Freguesia de Corroios.
Esta nossa aposta, criou condições para a nossa sustentabilidade em termos dos recursos operacionais e financeiros, permitindo-nos agilizar um conjunto de iniciativas que estão no nosso Plano de Atividades tornando-as sustentáveis.
Irá realizar-se este ano a 42.ª edição das Festas da Vila de Corroios e continuamos a apostar em grandes espetáculos no Palco Carlos Paredes, e a dar destaque ao Palco Liberdade, um EDITORIAL espaço das nossas coletividades, que tanto trabalho desenvolve durante todo o ano, sendo este de grande visibilidade e que não deixa de ser o nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação das nossas instituições.
Sendo conhecedores e cientes das dificuldades com que nos debatemos, iremos dar continuidade às nossas reivindicações, como é a urgência em terminar as obras da Escola João de Barros, (estando já previsto arranque das obras), continuar a reivindicar a necessidade de a mesma ter um pavilhão desportivo escolar, bem como a escola 2,3 de Vale de Milhaços.
Não estamos a reivindicar nada que não seja uma necessidade, mas sim a dizer que somos uma das maiores freguesias do país, e que não há um único pavilhão a servir a comunidade escolar, a nossa comunidade e, neste caso, também o nosso movimento associativo.
Já assinado o protocolo relativo ao Centro de Saúde em Corroios, vamos continuar com a reivindicação até que o mesmo seja uma realidade, assim como as necessidades do Hospital do Concelho do Seixal, ou de mais efetivos para a Esquadra da PSP em Sta. Marta de Corroios.
Continuaremos a dar prioridade a projetos já enraizados como o Desfile de Carnaval e as Marchas Populares com as escolas do 1.º ciclo, temos hoje novas condições para a sustentabilidade destes projetos e de dar melhor resposta á comunidade educativa.
Temos hoje já em funcionamento o Pavilhão Multiusos no parque Urbano da Quinta da Marialva, que se está a revelar uma mais-valia, pelo que iremos continuar a mostrar toda a nossa potencialidade em variadas iniciativas.
Também no Parque Urbano da Quinta da Marialva, destacamos a realização da Mostra Mensal de Atividades Económicas de Corroios, II – Festival VOA, II – Encontro Internacional de VW, Campeonato Nacional de Agility, III – Feira Medieval e ainda a Feira de Projetos Educativos.
Outro espaço de excelência na Freguesia é o Jardim Quinta da Água onde se realizam a Feira do Fumeiro, Feira do Chocolate e ainda a Animação de Espaços Públicos.
Outra aposta ganha foi a construção do Parque de Autocaravanas, estando o mesmo ocupado todo o ano com Auto Caravanistas, permitindo também dar resposta a todos os utentes que se deslocam diariamente para os seus empregos, podendo ali deixar as suas viaturas.
Terminámos um conjunto de obras de grande importância na Freguesia como a requalificação do estacionamento em vários locais, permitindo uma melhor resposta aos moradores e as obras de requalificação do Largo da Igreja em Corroios. Temos também a nosso cargo, e ao abrigo dos Acordos de Execução com a Câmara Municipal do Seixal alguns espaços verdes da Freguesia.
Muitas mais obras pretendíamos efetuar, se mais meios humanos estivessem à nossa disposição, e se a Lei das Finanças locais fosse cumprida, mais recursos seriam dados às Freguesias, vindos diretamente do poder Central e não vindos dos Acordos de Execução, visto que os mesmos não respondem às necessidades.
É todo um conjunto de constrangimentos que não nos permite responder de uma forma mais rápida e objetiva às necessidades da nossa população, sendo sempre difícil fazer lhes chegar a informação, existindo sempre esta possibilidade em dias de atendimento.< p/>
Continuamos a reivindicar e a reunir com as entidades de transportes, nomeadamente, TST, Comissão de Utentes e Câmara Municipal do Seixal, para tratar da necessidade de alteração da rede de transportes para, de uma forma sustentável com 4 carreiras em circuito fechado, responder às necessidades da população. Esta adaptação à realidade atual da Freguesia de Corroios, permitirá uma captação de novos utentes para os TST, nas suas mais variadas vertentes, aos idosos na mobilidade na área da Freguesia, aos alunos nas deslocações para os estabelecimentos de ensino, ou ainda para os que se deslocam para os seus empregos.
Continuaremos esta nossa parceria com a comunidade educativa, valorizando e dignificando os profissionais da educação, professores, educadores, auxiliares de ação educativa e com as envolvências das associações de pais e famílias, pois só deste modo podemos continuar a reivindicar uma melhor Escola Pública e de qualidade para todos.
A Junta de Freguesia de Corroios vai continuar a trabalhar para a sua população, com dedicação e empenho, num processo de diálogo permanente, no desenvolvimento sustentado da nossa Vila de Corroios.
Vamos continuar a afirmar hoje Corroios como uma grande Vila, para que no futuro seja a nossa Cidade.
Eduardo Rosa