Em abril de 1976 foi fundada a Freguesia de Corroios e a primeira festa popular de Corroios realizou-se nesse ano, iniciando-se aí a construção de uma tradição. No ano de 1977 elementos da então Comissão de Festas promoveram um peditório, de porta em porta e nos estabelecimentos comerciais, para a angariação de fundos necessários à realização daquelas que seriam as então denominadas Festas Populares da Freguesia de Corroios.
Conta a história que as primeiras festas se realizaram nos terrenos à entrada de Corroios, junto à atual AURPIC, e tiveram como organizadores os seguintes elementos: Carlos Martins, João Vaz Nogueira, Francisco Rodrigues, António Queluz, António Albuquerque, Maria Clara, Carlos Brito, Américo Ribeiro, João Alemão, António Teixeira, Ruivo de Matos e Joaquim Guerreiro.
O programa teve como principais atrações o pau ensebado, corridas de sacos, quermesse com roleta, a atuação de bandas filarmónicas do concelho e uma noite de fado com artistas amadores da freguesia. A feira era constituída por tendas de farturas, comes e bebes, tiro ao alvo, um carrocel infantil e como atração o pavilhão da mulher serpente.
Nos anos seguintes o programa festivo teve como atrações a noite do fado amador, a noite das comissões de moradores, a noite da Banda Filarmónica e a noite da Casa do Povo de Corroios, entre outras.
Em 1982 tivemos a participação do grupo CTT, na altura um dos grandes nomes do rock português, mas é em 1983, com a participação de António Variações e dos Jáfumega que se dá a primeira grande viragem no figurino das festas de Corroios, que a partir dessa altura e com equipas sucessivamente renovadas, fizeram desta iniciativa uma das maiores e mais prestigiadas de quantas se fazem na nossa região e no nosso país.
De 1983 até aos nossos dias têm atuado no palco das Festas de Corroios os principais intérpretes da música Portuguesa e também, pontualmente, de além-fronteiras.
A partir de 1990 com a Exposição de Atividades Económicas da Freguesia de Corroios a festa ganha também novas dinâmicas, constituindo hoje dentro do seu género, uma referência obrigatória no contexto regional em que estamos inseridos.
Foi com intenso trabalho, dedicação, empenho e criatividade que conseguimos e soubemos, uma vez mais, concretizar a realização de mais uma edição das Festas da Vila de Corroios, de forma a proporcionar à população de Corroios e a todos os que nos visitam, cada vez em maior número, dez dias de grande festa e animação, cumprindo esta tradição que se vem construindo há 40 anos. Eduardo Rosa, José Manuel Esteves, Carlos Carvalho, Carlos Martins, Susete Oliveira, Maria Valente, José Pinheiro, Joaquim Garcia, José António dos Santos, Francisco Ramalho, António Nabiça, Carlos Santos, Renato Rodrigues e Mário Guerreiro, esperam, com a festa de 2015, proporcionar à população de Corroios e a todos os que nos visitam, grandes momentos de alegria e confraternização.
Agradecemos a colaboração dos trabalhadores da Junta de Freguesia de Corroios, patrocinadores, empresários, comerciantes e feirantes que tornam possível a realização desta 40.ª edição das Festas da Vila de Corroios.
A Festa está aí. Divirtam-se.
Junta de Freguesia de Corroios / Comissão de Festas