A sessão de abertura das Festas de Corroios teve início pelas 21h00, no palco Liberdade, com uma modinha das Cantadeiras “Essência Alentejana”. Uma homenagem das Festas de Corroios ao Cante Alentejano, que em novembro de 2014 foi declarado património imaterial da humanidade pela UNESCO.
No final da atuação das “meninas de alto e baixo Alentejo” subiram ao palco os eleitos do Executivo da Junta de Freguesia, encabeçados pelo presidente Eduardo Rosa, os eleitos da Câmara Municipal e presidente da Assembleia Municipal, encabeçados pelo presidente Joaquim Santos e os elementos da Comissão de Festas.
A primeira intervenção coube ao presidente Eduardo Rosa que saudou todos aqueles que participaram ativamente nas construção das Festas. Salientou particularmente a importância da oferta cultural que este certame representa para a comunidade, enquanto momento de lazer aberto a toda a população. Um oásis neste deserto orientado pela receção económica, pelos cortes financeiros e pela supressão de direitos e serviços.
O presidente Joaquim Santos sublinhou que as Festas de Corroios encerram o ciclo de festividades populares no concelho do Seixal. Um ciclo que percorreu as seis freguesias do município, celebrando tradições, reforçando laços e sentimentos de identidade, contribuindo para a qualidade de vida no município.
O presidente da autarquia salientou igualmente que a Câmara Municipal, apesar dos enormes constrangimentos financeiros impostos pelo governo central, tem realizado investimentos públicos “inventando” soluções capazes de dar resposta às necessidades da população.
Presentes igualmente na sessão de abertura estiveram os eleitos da Junta de Freguesia de Amora e o seu presidente Manuel Araújo, os eleitos da Junta de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e os eleitos da Junta de Freguesias da Charneca de Caparia e Sobreda, que responderam positivamente aos convites endereçados.
A comitiva seguiu para a volta da praxe ao recinto das Festas. Um contacto de proximidade com os feirantes, comerciantes e empresários que marcam presença nos diferentes espaços deste ano.
Fotos Sérgio Honrado