Como tem sido habitual em edições anteriores, o palco Carlos Paredes recebeu na noite do primeiro sábado, o Festival de Folclore de Corroios.
Desde a 1ª edição que o Festival de folclore tem marcado presença assídua nas Festas de Corroios, contribuindo para a mostra cultural e diversidade musical que caracterizam as Festas da Vila.
Nesta noite os Ranchos Folclóricos mostraram que a "tradição ainda é o que era", através da representação dos trajes típicos, cantares e danças que diferem de região para região, em comum têm a vontade de prezar o passado da cultura popular.
A noite iniciou-se com a apresentação de cada grupo participante, seguido da entrega da Fita pelos anfitriões, a Fita representa uma atuação, quantas mais fitas no Estandarte mais atuações do Rancho, sendo também uma lembrança do local onde atuaram.
Este ano o organizador do Festival, foi o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios com o apoio da Junta de Freguesia de Corroios, as fitas foram entregues pelo Presidente da Junta de Freguesia Eduardo Rosa, pelo vogal da Cultura José António, pelo presidente da Casa do Povo de Corroios José Carita, pelo secretário geral da Casa do Povo Francisco Rodrigues e por Arménio Santa da empresa F-SOM como reconhecimento pela colaboração nas Festas de Corroios e particularmente no Festival de Folclore.
Após a entrega das lembranças, deu inicio a apresentação dos cantares e danças de cada Rancho. Participaram o Rancho Folclórico de Vale de Milhaços, Asociacion Cultural Rebulir de Ramirás de Ourense - Espanha, Rancho Regional de Olival (Vila Nova de Gaia), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira (Gouveia-Serra da Estrela), terminando com o Rancho organizador do Festival.
Habitualmente são trazidos convidados de outras zonas, criando um espírito de partilha de saberes e dando a conhecer a nossa cultura e freguesia a outras gentes. Este ano da vizinha Espanha veio o Rancho de Ourense, sendo a primeira vez que nos visitam, este ano tiveram a oportunidade de visitar o Moinho de Maré de Corroios. Em palco agradeceram o convite e valorizaram a forma como preservamos o Moinho de Maré, pertencem também a uma região de moinhos e como tal tocaram uma música alusiva aos Moinhos.
Terminou assim mais um Festival de Folclore que deu o seu contributo à preservação e enriquecimento do Património Cultural.
Vídeo do 2º dia AQUI | Fotos José Frade