O último sábado dos 10 dias de Festa fica habitualmente nas mãos de um nome grande. Em 2015 esse papel foi novamente assumido pelos Xutos & Pontapés.
Os fãs da velha guarda terão ficado deliciados com o tema escolhido pela banda para a abertura do concerto de ontem - "OP 53 (O vento)". Esta malha transporta-nos para o início dos anos 90, aquando do lançamento do quinto álbum intitulado “Gritos Mudos”.
O espetáculo ficou marcado por outras viagens históricas. Faixas como “Circo de Feras”, “Chuva Dissolvente”, “O Que Foi Não Volta a Ser” e “À Minha Maneira” foram acompanhadas em coro pelo mar de gente que assistiu ao espetáculo.
Num momento de interação com o público, o Tim recordou as atuações dos Xutos no “campo da bola”, nos anos em que as Festas tinham o seu palco principal no então pelado do Ginásio Clube de Corroios.
O “Puro” - 13º álbum lançado em 2014, teve igualmente tempo de antena na set list. Tim, Zé Pedro, Cabeleira, Kalú e Gui tocaram o amoroso “De Madrugada (Tu e Eu)”, o apimentado “Ligações Diretas” e o sombrio “Da Nação”.
Durante o concerto podia-se ler “O Gui faz anos hoje” na t-shirt usada pelo Cabeleira. Uma original forma de homenagear o eterno saxofonista dos Xutos & Pontapés. No final, já atrás do palco, a família do rock cantou-lhe os parabéns.
Claro que a noite de ontem passou pelos inevitáveis “Contentores” e “Casinha”. Esta última faixa é habitualmente escolhida para encerrar os espetáculos. Ontem, no entanto, o tema “Para Sempre” composto pelo Zé Pedro, finalizou o concerto nas Festas de Corroios 2015.
Vídeo do 9º dia AQUI | Fotos José Frade e Sérgio Honrado